top of page

Dra. DINALVA A. SALES

A pesquisadora concluiu a graduação em MATEMATICA pela Universidade do Vale do Paraíba (2005), mestrado em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (2007) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi NASA Postdoctoral Fellow no Rochester Institute of Technology em 2012/2013 e pós-doutoranda da FAPERGS/CAPES na linha de fomento à bolsas Especiais Institucionais: DOCFIX, desenvolvendo o projeto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Astrofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: núcleo ativo de galáxia, galáxia em interação, moléculas complexas, meio interestelar, nuvens escuras, polarização linear, campo magnético, espectroscopia e imagiamento. 

TV Univap
Espaço Acadêmico
22/09/2014

PRESS

Metrópole Online - Meon
Fundação Hélio Augusto de Souza - Fundhas
23/08/2014

PESQUISAS EM ANDAMENTO

A Estrutura Interna das Galáxias com Emissão de Megamaser de OH: A Origem do Modelo Unificado do Núcleo Ativo de Galáxia

Descrição: Galáxias ativas são aquelas em que um Buraco Negro Supermassivo no seu Núcleo está capturando matéria da sua vizinhança e através de um disco de acreção, transformando-a em energia luminosa e cinética de jatos de partículas relativísticas. Dentro deste paradigma, galáxias com emissão Megamaser de OH (OHMGs) são considerada galáxias "pré-ativas", já que parecem estar numa fase de transição de curta duração, porém crítica, onde uma alta concentração de gás molecular está aparentemente provocando intensos episódios de formação estelar e o surgimento subsequente de um AGN (do inglês Active Galactic Nuclei, ou Núcleo Ativo de Galáxia). Esta intensa atividade resultaria num rápido crescimento do Buraco Negro central. Esse estudo utilizará dados do HST, Spitzer, Herschel e EVLA de uma grande amostra de OHMGs e seu objetivo principal é relacionar o estado de fusão (merger) das OHMGs à fase de evolução/crescimento do núcleo ativo (AGN), starburst nuclear, bem como à concentração e estrutura do gás ionizado na região central (em escalas de sub-kiloparsec) dessas galáxias. O projeto foi contemplado com ~102 horas de observação em telescópio de 8 metros (Gemini), ~24 horas de observação no interferômetro de 36km (VLA) e 2 noites de observação em telescopio de 4 metros (WHT).. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Dinalva Aires de Sales - Coordenador / Andrew Robinson - Integrante / Jack Gallimore - Integrante / Christopher O'Dea - Integrante / Stefi Baum - Integrante / Thaisa Storchi-Bergmann - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

Moléculas como Indicadores das Propriedades Físicas de Galáxias com Núcleo Ativo e Starburst

Descrição: O projeto de pesquisa objetiva, principalmente, compreender as propriedades físico-químico das moléculas orgânicas em ambiente inóspitos, como nos AGNs. Outro foco principal dessa pesquisa se volta para a compreenção da emissão de moleculas complexas como indicadores da historia global da formação estelar no Universo e evolução química das galáxias. AGNs são indicadores importantes para entender o cenário de evolução das galáxias e consequêntemente do Universo. O projeto de pesquisa também visa melhorar nosso conhecimento sobre a química pre-biótica e possivelmente sobre a origem, presença e influência da vida na Terra. O projeto foi contemplado com ~28 horas de observação em telescópio de 8 metros (Gemini).. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Dinalva Aires de Sales - Coordenador / Rogério Riffel - Integrante / RUSCHEL-DUTRA, D. - Integrante / PASTORIZA, M. - Integrante / Anelise Audibert - Integrante.

bottom of page